Definições
			
			
				Aprenda como jogar Truco com as Regras do Jogo.
			
			
				- Partida
 
				- Jogo valendo pontos obtidas nas "mãos"
 
				
				- Mão
 
				- fração da partida que vale 1 ponto (tento) e pode ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e 12; as mãos são disputadas no modo "melhor de 3 rodadas"
 
				- Rodada
 
				-  fração da mão, é nas rodadas que os jogadores mostram uma carta
 
				
				- Vira
 
				- carta que é virada para definir as 4 manilhas da mão
																
				
 - Manilhas
 
				- as quatro maiores cartas do jogo, são decisivas e não podem ser empatadas
 
				
				- Zap, Gato ou Zorro
 
				- a maior carta do jogo e seu naipe sempre será Paus; também chamado "7 de paus"
 
																				
				- Copa, Copilha ou Copeta
 
				- segunda maior e seu naipe sempre será Copas; também chamado "7 de copas"
 
																				
				- Espada ou Espadilha
 
				- terceira maior e seu naipe sempre será Espadas; também chamado "7 de espadas"
 
																				
				- Ouros, Pica-Fumo, Bebinho ou Mole
 
				- quarta maior e seu naipe sempre será Ouros; também chamado "7 de ouros"
 
				- Truco, Três Tento
 
				- proposta inicial para subir o valor da mão para  3 pontos
 
				
				- Seis, Meio-Pau, Meia-Vara, Meio-Saco
 
				- proposta para subir o valor da mão para 6 pontos
 
				
				- Nove, Nove Tento
 
				- proposta para subir o valor da mão para 9 pontos
 
				
				- Doze ou Queda
 
				- proposta para subir o valor da mão para 12 pontos
 
				
				- Empatar, Embuchar, Cangar, Melar
 
				- quando, numa determinada rodada, a maior carta de cada dupla é do mesmo valor (exceto manilhas)
 
								
				- Carta coberta (esconder)
 
				- carta que não vale nada, é jogada com a face para baixo; opção disponível somente na 2ª ou na 3ª rodada
 
																				
				- Mão-de-Onze
 
				- quando uma dupla faz 11 pontos na partida
 
												
				- Mão-de-Ferro (Escura)
 
				- quando as duas duplas fazem 11 pontos na partida
 
			
		 
		
		
			
			
				Vídeos
			
			
				Para conhecer melhor o visual do jogo e aprender como jogar no Mega, assista aos nossos vídeos demonstrando como trucar, pedir seis, jogar as cartas na mesa, escondê-las, passar sinais para seu companheiro e demais ações.
				
				O aparelho utilizado nos vídeos é um smartphone Android, porém, a jogabilidade permanece a mesma nos dispositivos que rodam o iOS, como por exemplo, iPhone, iPad e iPod Touch.
				
				
				
			
		 
		
		
			
			
				Sinais de Truco
			
			
				
				Os quatro sinais faciais disponíveis no MegaJogos são sempre os mesmos, mas a relação entre o sinal com as manilhas muda a cada rodada. 
				Ou seja, mostrar a língua pode significar que você tem o zap ou gato numa rodada e, na próxima, pode significar uma espadilha ou espadas. 
				
				
				Siga sempre o gráfico que aparece no canto inferior direito na aplicação para Windows, Mac, Linux e no canto inferior esquerdo no iOS, Android e Facebook.
				
								Todos os jogadores vêem os sinais que são trocados pelas duplas, mas só os parceiros sabem o que cada um representa. Estes podem ser enviados a qualquer momento do jogo, portanto, sinalize suas jogadas à vontade!
				
			
			
				Quer saber como são os sinais facias usados nos jogos da vida real?
Acesse o blog oficial do Mega e aprenda os Sinais do Truco mais usados entre os jogadores deste carteado em jogos presenciais.
			
		 
		
		
			
			
				História do Truco
			
			
				
				A origem do jogo é incerta, mas acredita-se que tenha nascido na Inglaterra do século XVII e caiu em desuso durante muitas décadas.
				Ressurgiu na França como 'Truc', que significa 'truque' em francês, e se espalhou também na Espanha, onde recebeu o nome 'truco', de mesmo significado.
				Outras palavras presentes no jogo, como 'manilha' (de origem espanhola), 'zape' (italiana) e 'espadilha' (portuguesa) contribuem para esta incerteza.
				
				Anos mais tarde, o carteado chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e os imigrantes italianos e espanhóis que, durante o Ciclo do Ouro,
				fervilhavam nas cidades de Minas Gerais, e se tornou a atividade de lazer favorita dos tropeiros à época.
				
				
				Alguns estudiosos especulam que já se jogava na Bahia, muito antes da imigração européia. A jogatina teria sido trazido pelos primeiros degredados.
				Ainda outra versão indica que teria sido trazido pela corte de D. João VI.
				
				
				
				Fato é que, foi tão bem recebido pelos brasileiros que, através dos tempos, mantém-se um dos passatempos mais populares no País,
				e ganhou modalidades regionais, como o Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.
				O Gaudério, também conhecido como Truco Cego ou Gaúcho, utiliza um baralho espanhol, bastante popular na Argentina e na região sul do Brasil - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Acesse a página do jogo na wikipedia para mais curiosidades.
				
				Reconhecido por seu dom de aproximar pessoas, você pode se divertir jogando online na net do MegaJogos e ainda fazer novos amigos!
			
		 
		
		
			
			
				Esporte e Lazer!
			
			
				
				Em São Paulo, a Federação Paulista de Truco (FPT) representa cerca de 4 milhões de truqueiros e no Brasil esse número ultrapassa os 20 milhões de jogadores.
				O amor é tanto que o jogo entrou para o calendário oficial do Estado: todo segundo domingo do mês de Julho comemora-se o Dia do Truco (Lei nº 5.285 de 08 de setembro de 1986).
				
				Existem 8 Federações em todo o Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Brasília.
			
		 
		
			
			
				Escolha a melhor variação
			
			
				
					
						| Regras | 
						Regras do Paulista | 
						Regras do Mineiro | 
						Regras do Gaudério | 
					
				
				
					
						| Número de jogadores | 
						4 (em duplas)  | 
						4 (em duplas)  | 
						4 (em duplas)  | 
					
					
						| Tipo de baralho | 
						Tradicional de 52 cartas | 
						Tradicional de 52 cartas | 
						Espanhol de 40 cartas | 
					
					
						| Cartas excluídas | 
						Curingas, 8, 9 e 10 de todos os naipes | 
						Curingas, 8, 9 e 10 de todos os naipes | 
						Curingas, 8, 9 de todos os naipes | 
					
					
						| Distribuição das Cartas | 
						3 para cada jogador | 
						3 para cada jogador | 
						3 para cada jogador | 
					
					
						| Objetivo | 
						12 pontos | 
						12 pontos | 
						24 pontos | 
					
					
						| Mão | 
						2 a 3 rodadas = 1 ponto | 
						2 a 3 rodadas = 2 pontos | 
						2 a 3 rodadas = 1 ponto | 
					
					
						| Aumento da pontuação da mão | 
						3, 6, 9, 12 | 
						4, 6, 10, 12 | 
							
							
								- Truco =
 - 2 pontos
 - Retruco =
 - 3 pontos
 - Vale 4 =
 - 4 pontos
 
							 
						 | 
					
					
						| Vira | 
						A carta que é virada para definir as manilhas da mão | 
						 ---  | 
						 ---  | 
					
					
						| Manilhas | 
						Todas as cartas um ponto acima da 'vira', segue exemplo:
							
  
							Vira: rei de ouros
							 
							Manilhas: (maior → menor)
							
								-  Ás de paus
 
								-  Ás de copas
 
								-  Ás de espadas
 
								-  Ás de ouros
 
							 
						 | 
						
							Fixas: (maior → menor)
							
								- 4 de paus
 
								- 7 de copas
 
								- Ás de espadas
 
								- 7 de ouros
 
							 
						 | 
						
							Fixas: (maior → menor)
							
								- Ás de espadas
 
								- Ás de paus
 
								- 7 de espadas
 
								- 7 de ouros
 
							 
						 | 
					
					
						| Ordem dos naipes das manilhas | 
						(maior → menor)
							
								- Paus
 
								- Copas
 
								- Espadas
 
								- Ouros
 
							 
						 | 
						 ---  | 
						 ---  | 
					
					
						| Ordem das cartas | 
						(maior → menor) 
							
								- Manilhas
 
								- 3
 
								- 2
 
								- A
 
								- K
 
								- Q
 
								- J
 
								- 7
 
								- 6
 
								- 5
 
								- 4
 
							 
						 | 
						(maior → menor) 
							
								- Manilhas
 
								- 3
 
								- 2
 
								- A
 
								- K
 
								- Q
 
								- J
 
								- 7
 
								- 6
 
								- 5
 
								- 4
 
							 
						 | 
						(maior → menor) 
							
								- Manilhas
 
								- 3
 
								- 2
 
								- 1 de copas
 
								- 1 de ouros
 
								- 12 (Reis)
 
								- 11 (Cavalos)
 
								- 10 (Valetes)
 
								- 7 de paus e 7 de copas
 
								- 6
 
								- 5
 
								- 4
 
							 
						 | 
					
					
						| Carta coberta (esconder) | 
						Não vale nada | 
						Não vale nada | 
						 ---  |