×

Descrição

  • Jogadores - 2 a 5 com pontuação individual (sendo 4 no MegaJogos).
  • Baralho - 2 baralhos franceses de 52 cartas e 2 Curingas.
  • Distribuição - 13 cartas para cada jogador e 1, virada, na lixeira.
  • Objetivo do jogo - Bater o jogo, ou seja, baixar todas as cartas na mão, formando trincas, quadras e sequências e descartando a última carta.

Definições

  • Trincas e Quadras: três ou quatro cartas de naipe diferente, mas do mesmo valor.
  • Sequências: três ou mais cartas do mesmo naipe com valores seguidos (Ex. 3, 4, 5).
  • Abertura (abrir): baixar ao menos uma quadra e/ou uma sequência obtendo uma pontuação mínima de 40 pontos.
  • Batida: baixar todas as cartas da mão formando trincas, quadras, sequências, juntando cartas a combinações já na mesa e descartando a última carta na lixeira.

O Jogo Scala 40

São distribuídas 13 cartas viradas (valor escondido) em sentido horário, para cada jogador. Uma carta é virada e representa o começo da lixeira. As demais cartas cobertas, são colocadas ao lado da lixeira e representam o monte. Cada jogador compra uma carta do monte e descarta outra colocando-a na lixeira. Para abrir é necessário baixar 1 ou mais trincas, quadras ou sequências que somem, ao menos, 40 pontos. O jogador que ainda não tenha Aberto pode comprar a carta da lixeira somente se utilizar essa carta de imediato para a abertura. O primeiro jogador, também conhecido como "mão", depois da distribuição das cartas pode comprar a carta da lixeira sem ter que justificar (por exemplo: na distribuição é colocado um Curinga na lixeira. O primeiro jogador pode pegar esse Curinga sem ter que Abrir). Quando se forma uma combinação (trinca, quadra ou sequência) qualquer carta pode ser substituída por um Curinga. Depois da Abertura, na hora de comprar, um jogador pode pegar a última carta da lixeira, enquanto quem ainda não abriu só pode comprar do monte. Depois da abertura, um jogador pode, depois de comprar uma carta, adicionar uma ou mais cartas nas combinações que já estão na mesa, mesmo não tendo sidas baixadas por ele. Caso em uma combinação na mesa tem um curinga e o jogador de turno tem a carta que o curinga substitui, o jogador pode colocar a carta e pegar o curinga. No caso de usar todas as cartas do monte, a lixeira é virada, formando assim um novo monte e a primeira carta é mostrada, tornando-se assim a primeira carta da nova lixeira. Não é permitido bater sem descarte. Um jogador pode bater baixando ao mesmo tempo todas as cartas e descartando a última (Abertura e Batida ao mesmo tempo). Nesse caso é chamado de Batida em Mão e os pontos pagos pelos oponentes são calculados em dobro. Não é permitido bater na primeira rodada.

Pontuação

  • As cartas de 2 a 9 valem o próprio valor da carta.
  • As figuras valem 10 pontos.
  • O Ás vale 1 ponto quando colocado em uma sequência antes do 2. Vale 11 pontos quando colocado depois do Rei, ou quando colocado em uma trinca ou quadra.

Se pagam todas as cartas na mão no momento da batida de um oponente; o Curinga na mão vale 25 pontos, o Ás vale 11 pontos, mas se for a única carta vale 1 ponto. Quando um jogador passa de 100 pontos pagos ele é eliminado do jogo, de maneira que o último jogador que sobra é o ganhador da partida.

Aprenda como jogar outros Jogos Italianos de Cartas

Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Scala 40.

Mexe Mexe Online
0

Mexe Mexe

Cacheta Online
1443

Cacheta

Pife - Pif Paf Online
268

Pife - Pif Paf

Buraco Mano a Mano Online
132

Buraco Mano a Mano

Buraco Justificado Mano a Mano Online
198

Buraco Justificado Mano a Mano

Truco Online
1482

Truco