×

Adicionar dica para o jogo Xadrez

Dicas dos jogadores

Par de bispos é melhor que um bispo e um cavalo, e o par de cavalos. Os profissionais os prezam. Eles podem impedir a infiltração de peças por uma coluna aberta, podem estar apontados ambos para a ala do rei adversário e assim permitir ataques, podem controlar o centro a distância e o mate de par de bispos é mais fácil que o mate de bispo e cavalo.

Autor: francisalves

Alinhamento de peças e pouca mobilidade são os indícios mais comuns de tática, pois as linhas podem se abrir num estalar de dedos e a mobilidade pode ser restringida ainda mais. O contato que as peças têm já é um grande indício. Lembrando que: peão vale 1 ponto, bispo e cavalo valem respectivos 3 pontos, torre vale 5 e a dama 9 pontos.

Autor: francisalves

Lance neutro é lance de desenvolvimento. Lance de ATK quando ataca uma peça. Lance de DEF quando defende a peça. Lance de contra-ataque, quando tem a peça atacada e ataca a do adversário. O Lance de ATK só pode ser respondido por lance de DEF ou de contra-ataque. Lance neutro pode ser respondido por qualquer lance, muitas vezes por outro neutro.

Autor: francisalves

A melhor defesa é a ofensiva. Se você só se defender chegará um momento em que a sua posição será a pior possível e você já não terá mais opção de contra-jogo, vai perder.

Autor: francisalves

Os cavalos são peças que precisam de postos avançados, posto avançado é uma casa que não pode mais ser defendida por peões. Elimine as peças que podem defender essa casa e aloje seu cavalo ali. Muitas vezes, para chegar ao posto, você precisa manobrar o cavalo. Manobra é coisa de gente grande. O cavalo dá duplos, mas só quando está bem posicionado.

Autor: francisalves

A cravada só é válida se você conseguir intensificar o ATK, ex. com um cavalo, mas isso é relativo. As cravadas são ótimas para ganhar material, manter peças presas (a que está cravada e a que defende essa peça cravada) ou ganhar o par de bispos. Explore-as.

Autor: francisalves

Bateria. Bateria é a dama e outra peça apontando para o mesmo ponto, auxiliando a peça da frente. Existem bateria de diagonal (dama e bispo) e bateria de coluna (dama e torre). Essas baterias muitas vezes servem para ameaçar xeque-mate e outras vezes apenas para aumentar o domínio de coluna ou diagonal, permitir infiltrações e cravar peças e peões.

Autor: francisalves

Sempre saia das cravadas. Para sair basta colocar um peça entre as suas duas ou tirar a peça de trás. Existem dois tipos de cravadas, cravada relativa e cravada absoluta, quando o rei está atrás, é absoluta, a peça não pode se mover, então ela pode ser perdida ou as peças adversárias podem invadir casas sem se preocupar de serem capturadas por ela.

Autor: francisalves

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
    jogadores online

    CADASTRE-SE AGORA!

    Aproveite, é grátis!
    Ao criar seu perfil você concorda com a política de uso do MegaJogos.
    video Jogos de Tabuleiro
    GRÁTIS GRÁTIS
    SEM CADASTRO SEM CADASTRO
    TORNEIOS TORNEIOS

    Jogos de Tabuleiro

    +20 jogos no seu navegador, sem instalar!

    PRÓXIMOS TORNEIOS
    Xadrez

    17:00
    19:00
    21:00
    23:00

    ÚLTIMOS CAMPEÕES - 12/07/2024

    kamikazhe
    kamikazhe
    daninho16
    daninho16
    3c26d0c251cd
    3c26d0c251cd