Regras do Jogo Tranca

Tranca Disponível na App Store Tranca Disponível no Google Play Tranca Online

Descrição

O jogo é jogado com 4 participantes formando duas duplas situadas em posições alternadas.

  • Jogadores - 4.
  • Baralhos - dois de 52 cartas.
  • Distribuição - onze cartas para cada participante e dois mortos de 11 cartas.
  • Objetivo - Fazer mais pontos.

Definições

  • Jogo - três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe ou ordenadas com o mesmo valor (lavadeira). Ex.: 4,5 e 6 de Paus; 9 de paus, 9 de ouros e nove de espadas; 10, Valete e Dama de Copas. O Ás vale acima do Rei. número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
  • Curingas - Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois; cinco,cinco e dois.
  • Três Preto (Tranca) - Não pode ser usado para fazer um jogo. Quando baixado na lixeira, tranca a mesma, não podendo o próximo jogador comprar a lixeira.
  • Três Vermelho - Deve ser baixado sozinho na mesa e vale 100 pts caso o jogador ou dupla tenham feito pelo menos uma canastra ou menos 100 pts caso não tenham feito canastra.
  • Batida - é acabar as cartas da mão.
  • Morto - No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.
  • Batida Direta e Batida Indireta Batida - direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
  • Canastra - Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem dois tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga), "Suja" (com curinga).

O Jogo Tranca

O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que alguém termine a partida. Após cada compra, o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira, no caso de não estar trancada com um três preto. Para comprar a lixeira, o jogador obrigatoriamente terá que justificar a compra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa, ou juntando com duas cartas (ou mais) da mão e baixando como um novo jogo. O jogador que bater com as onze cartas iniciais pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla (ou o outro jogador) não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se tiver baixado três vermelho e tiver canastra, soma-se 100 pts para cada três, e se não tiver canastra, deduz-se 100 pts para cada três vermelho baixado.

Contagem

Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, soma-se mais 100 pontos da batida e, caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.

Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido comprado.

Valor em pontos

  • Batida = 100 pontos.
  • Todas as cartas = 10 pontos.
  • Canastra Limpa = + 200 pontos.
  • Canastra Suja = + 100 pontos.
  • Três vermelho baixado, tendo canastra = +100 pontos.
  • Três vermelho baixado, não tendo canastra = -100 pontos (negativos).
  • Por não pegar o morto = -100 pontos (negativos).

Aprenda como jogar outros Jogos de Buraco - Canastra

Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Tranca.

Jogo Buraco - Canastra
1327

Buraco - Canastra

Jogo Buraco Justificado Mano a Mano
210

Buraco Justificado Mano a Mano

Jogo Buraco Mano a Mano
71

Buraco Mano a Mano

Jogo Mega Buraco
88

Mega Buraco

Jogo Buraco Fechado
35

Buraco Fechado

Jogo Buraco Fechado Sem Trinca
426

Buraco Fechado Sem Trinca

Deixe seu comentário sobre Regras do Jogo Tranca