×

Descrição

  • Jogadores - 4
  • Baralho - 40 cartas Napolitanas ou Espanholas
  • Dificuldade - Fácil
  • Objetivo do Jogo - somar os pontos estabelecidos para a partida (normalmente 16 pontos).

Distribuição e jogo

O carteador coloca 4 cartas cobertas na mesa e distribui as restantes entre os jogadores, até que cada jogador tenha 9 cartas, e 4 cartas descobertas se encontram na mesa. Cada jogador, na sua vez, joga uma carta, iniciando o jogador a direita do carteador. Os outros seguem em sentido anti-horário até terminarem as cartas.


Se a carta jogada é de valor igual ao de uma carta ou a soma dos valores de mais cartas que estão na mesa, o jogador pega a carta jogada e aquela ou aquelas de valor correspondente, colocando-as em um monte em frente a sua posição. Se não, deixa a carta na mesa.


Se um jogador pega todas as cartas na mesa, ele consegue uma 'Scopa', que vale 1 ponto. Para marcar uma Scopa, o jogador coloca no próprio monte uma carta descoberta e atravessada.


No caso de existir diferentes combinações de cartas que o jogador pode pegar jogando a mesma carta, é obrigatório pegar a combinação com o menor número de cartas. Se tiver mais combinações formadas pelo mesmo número de cartas, o jogador pode escolher. Exemplo: se na mesa tiver um Ás (valor 1), um 3, um 4, um 5 e um Valete (valor 8), o jogador, jogando uma Dama (valor 9) poderá pegar a sua escolha o Ás e o Valete ou o 4 e o 5 (combinações formadas por 2 cartas). Não poderá pegar o Ás, o 3 e o 5, combinação formadas por 3 cartas. No final da mão todas as cartas que ficaram na mesa são de direito de quem pegou por último.


Pontuação das cartas

Ao término de cada mão é calculada a pontuação obtida de cada dupla da seguinte forma:

4 pontos de 'Baralho':

  • A dupla que pegou mais cartas recebe 1 ponto. Em caso de empate o ponto não é dado.
  • A dupla que pegou mais cartas do naipe de Ouros (cartas espanholas) ou Denari (cartas napolitanas) recebe 1 ponto. Em caso de empate o ponto não é dado.
  • A dupla que ganha a 'Primiera' recebe 1 ponto. A Primiera calcula-se da seguinte maneira: o 7 vale 21 pontos, o 6 vale 18 pontos, o Ás vale 16 pontos, o 5 vale 15 pontos, o 4 vale 14 pontos, o 3 vale 13 pontos, o 2 vale 12 pontos e as figuras 10 pontos. Cada dupla soma os pontos de uma só carta de cada naipe entre aquelas que pegou. Quem tiver a maior pontuação ganha a Primiera. Exemplo: uma dupla pegou 7 de Copas, 7 de Paus, 7 de Ouros e 6 de Espadas, chega a 81 pontos. A outra dupla pode ter no máximo o 7 de Espadas e os 6 dos outros naipes (Paus, Copas e Ouros), por um total de 75 pontos. Logo, o ponto da Primiera vai a primeira dupla. Em caso de empate esse ponto não é dado.
  • A dupla que pegou o 7 de Ouros (chamado de 'Sette Bello') recebe 1 ponto. Além destes, são dados os seguintes pontos:
  • Cada Scopa vale 1 ponto.

Os pontos obtidos em cada mão são somados aos pontos obtidos nas mãos anteriores e a dupla que primeiro chegar ou passar 16 pontos ganha a partida. Se as duas duplas alcançam ou passam os 16 pontos na mesma mão, ganha quem tiver a maior pontuação. Em caso de paridade são jogadas uma ou mais mãos de desempate, até acabar a igualdade.

Aprenda como jogar outros Jogos Italianos de Cartas

Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Scopone Scientifico.

Escopa Italiana Online
14

Escopa Italiana

Rouba Monte Online
44

Rouba Monte

Scala 40 Online
451

Scala 40

Espadas Online
20

Espadas

Copas Online
70

Copas

Chinchon Online
135

Chinchon