Escopa Italiana Online MegaJogosObjetivo

Combinar uma carta da mão com uma ou várias da mesa para fazer o maior número de pontos e alcançar, antes dos oponentes, a pontuação selecionada no início da partida: 11, 16 ou 21.


Definições

Mão = nome dado à rodada; joga-se quantas mãos forem necessárias para alcançar a pontuação do jogo.

Escopa = do italiano "scopa" (vassoura) é a ação de limpar a mesa, pegando todas as cartas de uma só vez para o seu monte; para marcar a escopa, coloca-se uma carta virada sobre os montes; cada escopa vale 1 ponto.

Primiera = a carta mais alta de cada naipe, que tem seu valor definido por uma escala de pontuação diferente do seu valor individual. Ver tabela e cálculo da Primiera

7 Belo = a carta 7 do naipe de Ouros (), que vale 1 ponto.

Combinação = ação de baixar uma carta da mão para comprar uma ou mais cartas da mesa que igualam o valor da carta baixada. Exemplo: baixar um 4 para comprar duas cartas de valor 2; baixar um 3 e comprar um Ás (A=1) e um 2. Confira os valores das cartas para fazer combinações:

CARTA A 2 3 4 5 6 7 J Q K
VALOR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Regras Gerais

São distribuídas 3 cartas para cada jogador e colocadas 4 cartas abertas na mesa.

À sua vez, cada jogador deve baixar uma carta da mão para comprar outra(s) da mesa e acumular pontos. Para isso, precisa igualar o valor da carta baixada a uma ou mais cartas da mesa, realizando uma combinação.

Quando tem jogo (combinação), a carta baixada e a(s) da mesa vão para um monte à frente do jogador.

Quando não tem jogo (não há combinação possível), a carta baixada fica na mesa à disposição do próximo jogador.

Quando a mão ou a mesa oferecem mais de uma opção de jogo (duas ou mais combinações possíveis) para a carta baixada, é obrigatório pegar a combinação que tem o menor número de cartas.

Exemplo 1

Considere a seguinte situação da mão e da mesa para um jogador:

Mesa Jogo Escopa Italiana MegaJogos

Existem 3 combinações possíveis:

- Baixar o 4 da mão e comprar o 4 da mesa (mesmo valor).

MESA
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MÃO

- Baixar o 3 da mão e comprar o 3 da mesa (mesmo valor).

MESA
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MÃO


- Baixar o Valete (J=8) da mão e comprar as cartas que, juntas, totalizam seu valor. Neste caso existe uma combinação possível se baixar o Valete: [ Ás (A=1) + 3 + 4 ].

MESA
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MÃO

A decisão final sobre qual combinação o jogador vai baixar (4, 3 ou J) deve ser tomada considerando as regras de pontuação.


Exemplo 2

Considere a seguinte situação da mão e da mesa para um jogador:

Mesa Jogo Escopa Italiana MegaJogos

Novamente existem 3 combinações possíveis:

- Baixar o 4 da mão e comprar o 4 da mesa (mesmo valor).
- Baixar o 3 da mão e comprar o 3 da mesa (mesmo valor).
- Baixar o Valete (J=8) da mão e comprar as cartas que, juntas, totalizam seu valor. Neste caso, porém, existem duas combinações possíveis para o Valete:
[ 6 + 2 ] ou [ Ás (A=1) + 3 + 4 ].

Como Jogar Escopa - Troca PermitidaComo Jogar Escopa - Troca Proibida

Como existe mais de uma combinação possível, a regra é clara: o jogador deve optar pela combinação com o menor número de cartas, ou seja [ 6 + 2 ].

A decisão final sobre qual combinação o jogador vai baixar (4, 3 ou J) deve ser tomada considerando as regras de pontuação.

Quando todos os jogadores terminam suas cartas, automaticamente são distribuídas mais 3 cartas para cada um e isto se repete até o maço terminar.

Ao final de cada mão é feita a contagem de pontos e, em seguida, começa uma nova mão. O primeiro a jogar é quem está sentado à direita de quem iniciou a mão anterior, e assim sucessivamente.

Imagem Jogo Escopa Online MegaJogos

Ao término de uma mão, se ainda houver cartas na mesa, elas vão para o monte do jogador que comprou por último, mas essa limpeza não vale como Escopa.


Pontuação

Enquanto o valor individual de cada carta serve para definir as combinações que podem ser feitas, o jogador deve considerar os critérios de pontuação na hora de decidir por uma ou outra combinação.

Isto porque a pontuação máxima é feita com base no que cada dupla tem em seus montes ao final de cada mão disputada:

A DUPLA QUE TIVER: GANHA Em Caso de Empate
Mais cartas 1 ponto Ninguém pontua
Mais cartas do naipe de Ouros () 1 ponto Ninguém pontua
A "Primiera" 1 ponto Ninguém pontua
O 7 Belo (7) 1 ponto -
Mais Escopa(s) 1 ponto por cada escopa -

Para o placar final, soma-se todos os pontos obtidos em cada mão. Ganha a dupla que alcançar primeiro a pontuação máxima escolhida no início da partida (11, 16 ou 21 pontos).


Entendendo a Primiera

Para o cálculo da Primiera pega-se o monte de cada dupla e considera-se somente a maior carta de cada naipe, de acordo com a seguinte escala de valores:

CARTA 7 6 A 5 4 3 2 J Q K
VALOR 21 18 16 15 14 13 12 10 10 10

A dupla que tiver o melhor resultado na soma destes valores ganha a Primiera, que vale 1 ponto no placar.

Exemplo
A dupla "A" terminou o jogo com as seguintes cartas nos seus montes, organizadas por naipes, e com a maior carta de cada naipe colocada à direita das outras:

Regra Escopa Online - Primiera

Estas cartas somam 71 pontos de acordo com a tabela de valores da Primiera: carta 5 (=15) + carta 4 (=14) + carta 7 (=21) + carta 7 (=21).

Se a dupla "B" obteve um valor menor na soma das maiores cartas de cada naipe dos seus montes, o ponto da Primiera vai para a dupla "A".


Critério de desempate

Se as duplas superam a pontuação escolhida no início do jogo numa única mão, ganha a dupla que tiver a pontuação mais alta. Em caso de empate, são jogadas uma ou mais mãos de desempate até a paridade ser quebrada.


Como Jogar

Aprenda em 10 passos como jogar Escopa Italiana no MegaJogos

1. Para começar, escolha a pontuação máxima do jogo entre as opções de mesa: 11, 16 ou 21. Importante: na sala Rankeada a pontuação máxima é 16 pontos.
2. Pressione a tecla F8 no seu teclado ou clique no menu MegaJogos e selecione
[ TROCAR CARTAS ] para jogar com o baralho numerado. Depois que você estiver familiarizado com as regras de Escopa, poderá se aventurar com o baralho italiano original e aumentar seu desafio!
3. Identifique de quem é a vez de jogar pela moldura amarela que aparece em torno da foto ou avatar.
4. Lembre-se, o jogo segue no sentido anti-horário. O primeiro jogador a cada mão é o que está imediatamente à direita de quem iniciou a mão anterior.
5. Clique sobre a carta que deseja baixar e depois clique sobre uma ou todas as cartas da mesa que deseja comprar, certificando-se que fazem uma combinação válida. Essas cartas irão automaticamente para um montinho à sua frente.
6. Se a combinação não for válida, as cartas selecionadas não sairão da mesa e você terá que refazer a seleção.
7. Memorize o valor individual de cada carta para agilizar suas combinações:

CARTA A 2 3 4 5 6 7 J Q K
VALOR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

8. Fique atento a todas as cartas de Ouros, à carta 7 Belo (7 de Ouros) e aos 6 e 7 de qualquer naipe: eles tem mais peso para o cálculo da Primiera. Podendo, compre-os.

9. Memorize os valores para o cálculo da Primiera. Quanto mais cartas de maior valor você tiver no seu monte, maiores as chances da levar o ponto da Primiera para o seu placar final.

CARTA 7 6 A 5 4 3 2 J Q K
VALOR 21 18 16 15 14 13 12 10 10 10

10. Assim que você pegar o jeito do jogo Escopa Italiana, você vai querer mais e mais. Persista!

In bocca al lupo! Boa sorte!


Curiosidades

História
O jogo Scopa ("vassoura" em italiano) é, até hoje, um dos jogos de cartas mais populares na Itália. A diversão se eterniza em cidades do interior, onde italianos sentados nas pracinhas se desafiam em animadas partidas, gritando fatto scopa! (varri a mesa!) sempre que varrem a mesa.

Tradicionalmente, o Scopa é jogado com um maço de cartas de baralho Napolitanos (originário de Nápoles - em italiano Napoli, em napolitano Napule - uma comuna italiana do sul da Itália, na região da Campania, famosa mundialmente por sua história, música, encantos naturais e por ser a terra onde nasceu a pizza.

No baralho napolitano existem 4 naipes: Coppe (Copas), Ori (Ouros), Spade (Espadas) e Bastoni (Paus) com valores que vão de 1 (Ás) a 7, mais as 3 cartas figuradas: Fante (Valete, que vale 8), Cavallo (equivalente à nossa Rainha, que vale 9) e Re (Rei, que vale 10).

As regras são basicamente as mesmas do Escopa Italiana online do Mega. E existem ainda outras variantes do jogo de Scopa tradicional, como o "Asso piglia tutto" (Ás leva tudo), onde o jogador que baixa um Ás compra todas as cartas da mesa.

O jogo é mega praticado nas comunidades de imigrantes italianos no Brasil, principalmente em São Paulo, onde chegou no início do século XX.

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