Regras do Jogo Bridge

Bridge Online
Imagem do Jogo Bridge Online no MegaJogos

O Jogo

Bridge Online é um jogo de cartas de habilidades diversas e muita tradição. Aprenda as regras do Bridge e jogue online agora no MegaJogos. Exercite a memória, pense estrategicamente e defina sua tática em cima das probabilidades. Ganhe vazas com ou sem naipe trunfo. Cumpra seus contratos e pontue alto para vencer neste emocionante jogo!

 

Bridge Mega Rápido

Nº de jogadores4 jogadores em duplas:
- 1ª dupla (jogadores posicionados em Norte/Sul)
- 2ª dupla (jogadores posicionados em Leste/Oeste)
Baralho52 cartas (sem os curingas)
Distribuição13 cartas para cada jogador
ObjetivoO jogo é disputado numa melhor de três partida e vence a dupla que obtiver a maior pontuação acima↑ da linha dupla.
1ª Fase - Leilão & Contrato:Apostar o número de vazas que sua dupla vai ganhar e definir (ou eliminar) o naipe trunfo. A aposta vencedora (mais alta) vira um "contrato" a ser cumprido pela dupla declarante.
2ª Fase - Rodada & Vazas:Fase em que os jogadores baixam cartas para tentar ganhar vazas e cumprir contratos. A rodada é composta por 13 vazas.
Sequência e valores das cartas (ranking)Ás (maior), K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 (menor)
Classificação dos naipes (ranking)Paus ♣ (menor) < Ouros ♦ < Copas ♥ < Espadas ♠ (maior) < Sem trunfo (superior a qualquer naipe)
Pontuaçãoabaixo↓ da linha dupla são marcados os pontos das vazas contratadas e cumpridas; acima↑ da linha dupla são marcados os pontos por sobrevazas, bônus e slams.
Término do jogoO jogo termina quando uma das duplas ganha duas partidas.

Definições

Termo de BridgeSignificado
LeilãoLeilão de apostas pelos jogadores para determinar:
a) quantas vazas a dupla vai ganhar
b) determinar o naipe trunfo (ou eliminá-lo) da rodada.
ContratoA aposta que ganha o leilão vira um contrato para a dupla do declarante.
DeclaraçãoO ato de declarar uma aposta durante a fase de leilão.
DeclaranteJogador cuja aposta fecha o leilão.
Naipe TrunfoMaior naipe da rodada; o trunfo é escolhido durante a fase de leilão; uma carta do naipe trunfo ganha de qualquer carta de outro naipe, inclusive o naipe de saída.
RodadaComposta por 13 vazas; fase do jogo em que se baixa cartas para disputar vazas e cumprir contratos e tentar alcançar 100 pontos abaixo↓ da linha dupla.
VazaCada 4 cartas baixadas (uma por jogador) formam uma vaza; ganha a vaza quem baixa a carta de maior valor ou o naipe trunfo.
CortarSempre que um jogador baixar um naipe trunfo ele "corta" a vaza, ou seja, ele ganha esta vaza.
PartidaVocê ganha uma partida quando faz 100 pontos abaixo↓ da linha dupla, cumprindo contratos. É possível que você tenha que jogar várias rodadas até conseguir ganhar uma única partida. A pontuação de cada partida ganha é separada por uma linha simples (sempre abaixo da linha dupla).
Melhor de trêsEsquema onde, para que o jogo termine, um time precisa ganhar 2 de 3 partidas.
Jogador MortoJogador que não irá jogar durante a rodada. Suas cartas ficarão abertas na mesa e seu parceiro jogará pelos dois.
Linha DuplaA linha dupla que aparece na tabela de pontuação: acima↑ dela são computados os pontos totais do jogo. abaixo↓ dela são computados somente os pontos relativos à cada partida.
VulnerabilidadeA dupla que ganha uma partida fica vulnerável na partida seguinte e sujeita a bônus e penalidades.
Bônus de "Slams"Bônus de pontuação para a dupla que consegue cumprir um contrato de 12 vazas (Small Slam) ou 13 vazas (Grand Slam).
SobrevazasVazas extras que uma dupla ganha além das previstas no contrato; geram bônus para a dupla.
SubvazasVazas que a dupla não consegue cumprir; subvazas geram pontos acima↑ da linha para os oponentes.
DobrarQuando um oponente não acredita que o declarante vai cumprir um contrato, ele pode 'dobrar' a aposta. Neste caso, os pontos da partida serão multiplicados por 2.
RedobrarQuando um oponente pediu para dobrar uma aposta, o declarante e seu parceiro têm a chance de responder à provocação solicitando 'redobrar' a aposta. Neste caso, os pontos da partida serão multiplicados por 4.
CarteadorQuem distribui as cartas; a cada rodada o carteador muda no sentido horário.
Naipe de saídaO naipe da primeira carta baixada pelo "declarante" da vaza.
↓ Abaixo da linha duplaÉ o placar que contribui para terminar uma partida. Abaixo da linha dupla só entram pontos relativos aos contratos fechados durante os leilões que são cumpridos. A primeira dupla a conseguir 100 pontos abaixo da linha termina uma partida e uma nova é iniciada.
↑ Acima da linha duplaÉ o placar que indica a margem de vitória de uma dupla sobre a outra. Acima da linha dupla entram os pontos por sobrevazas, subvazas e bônus por "slams". Com estes pontos não se vence o jogo, este placar apenas funciona como um barômetro que indica o quanto uma dupla foi melhor que a outra. No jogo de Bridge, se alguém perguntar "Por quanto bateu a outra dupla?", esta é a pontuação que servirá de resposta. O placar acima da linha não é zerado ao final de cada partida, ele permanece somando pontos durante toda a duração do jogo (melhor de 3 partidas).
Pontos por InsultoPontos ganhos por contratos dobrados ou redobrados que foram cumpridos.

Regras Gerais do Jogo Bridge

Distribuição das duplas de Bridge nos pontos cardeaisObjetivo do jogo: O jogo é disputado numa melhor de três partidas, e vence a dupla que obtiver a maior pontuação acima da linha dupla.

Distribuição: As duplas são posicionadas na mesa associadas aos pontos cardeais.

No início do jogo, o primeiro carteador é selecionado aleatoriamente, distribuindo todas as 52 cartas, uma a uma, até que os jogadores tenham 13 cartas na mão.

É aconselhável que o jogador organize sua mão por naipe para ter uma visão melhor da sua força no jogo.

A sequência de valores do jogo de Bridge é:
(forte) Ás > K > Q > J > 10 > 9 > 8 > 7 > 6 > 5 > 4 > 3 > 2 (fraco)

Em seguida à distribuição das cartas, começa a fase de leilão de apostas que termina com um contrato firmado entre as duplas.

1ª Fase: Leilão & Contrato

O grande objetivo no jogo de Bridge é ganhar vazas.

A fase de leilão é o momento em que os participantes apostam quantas vazas pretendem ganhar e o naipe trunfo da rodada (ou sem trunfo).

Com base nas cartas recebidas, o jogador deve avaliar sua mão e estimar a quantidade de vazas que fará na rodada, além das 6 mínimas. As apostas vão de 1 a 7.

Se o jogador aposta 1 vaza, está estimando que a dupla fará um total de 7 vazas na rodada: as 6 mínimas + 1. Se ele aposta 7, terá que ganhar todas as 13 vazas da rodada (6 + 7).

O jogador também deve apostar o naipe trunfo ou selecionar "sem trunfo".

Escolha sua aposta
Apostar
Dobrar
Redobrar
Passo

Depois da aposta inicial, cada jogador faz a sua "declaração" (aposta). Eles podem:

  • passar
  • dobrar a pontuação da aposta anterior
  • redobrar a pontuação da aposta que o jogador anterior dobrou
  • mudar a aposta, indicando um número maior de vazas e outro naipe trunfo
  • mudar a aposta, indicando um número maior de vazas sem o naipe trunfo

Ao longo do leilão, a declaração de cada jogador é obrigatoriamente uma aposta maior que a anterior.

Por isso existe uma hierarquia dos naipes. Por meio desse ranking, um naipe pode cobrir o lance de outro mais fraco, sem que o jogador precise aumentar o número de vazas apostado.

A classificação dos naipes, do menor para o maior, é a seguinte:

Classificação dos Naipes
CARTAPONTOS
PAUS ♣o menor naipe
OUROS ♦-
COPAS ♥-
ESPADAS ♠o maior naipe (Exceto durante o leilão)
ST (sem trunfo)aposta superior a que qualquer naipe

 

Ou seja, a menor declaração possível é "1 Paus", seguida por "1 Ouros", "1 Copas", "1 Espadas", "1 Sem trunfo", "2 Paus", "2 Ouros"... e assim sucessivamente, até "7 Sem Trunfo".

Os lances possíveis de Leilão são, do menor para o maior:

Número de vazas a ganhar
1♣1♦1♥1♠1 ST7 vazas
2♣2♦2♥2♠2 ST8 vazas
3♣3♦3♥3♠3 ST9 vazas
4♣4♦4♥4♠4 ST10 vazas
5♣5♦5♥5♠5 ST11 vazas
6♣6♦6♥6♠6 ST12 vazas
7♣7♦7♥7♠7 ST13 vazas

O leilão começa com o carteador declarando sua aposta, e segue no sentido horário.

Sempre que 3 jogadores "passam" uma aposta, o leilão finaliza e a aposta vira um contrato. O jogador que fez essa aposta é o declarante da vez.

A rodada sempre é iniciada pelo jogador à esquerda do declarante, e o parceiro do declarante será sempre o jogador morto da rodada.

Jogador Morto no BridgeAssim que a rodada é iniciada e a primeira carta é baixada, a mão do jogador morto fica visível para todos na mesa. Durante esta rodada, o declarante jogará por ele e por seu parceiro "morto".

O desafio é que uma dupla terá que se esforçar para alcançar o objetivo definido no contrato (ganhar x vazas), enquanto a outra deverá se esforçar para impedir que a primeira cumpra o contrato.

Entender o desafio desta primeira fase de leilão de apostas é fundamental para entrar no espírito do jogo e passar ao entendimento da 2ª fase: a rodada para ganhar as vazas.

2ª Fase: Rodada & Vazas

Começa a rodada, fase onde os jogadores baixam cartas na mesa para tentar ganhar as vazas.

Ao começar uma vaza, o jogador tem a liberdade de escolher qualquer carta para baixar e, ao fazê-lo, "declara" o naipe de saída daquela vaza.

a) Os jogadores tem que obrigatoriamente baixar cartas do naipe de saída, mesmo que só tenham cartas de menor valor.

b) Caso um jogador não possua na mão nenhuma carta com o naipe de saída, ele pode baixar uma carta de outro naipe, independente do valor.

Trunfo sendo baixado no Jogo Bridge

c) À sua vez, um jogador que não tem cartas do naipe de saída mas tem naipe trunfo pode "cortar" a mesa baixando um trunfo.

O vencedor da vaza é sempre quem baixou a carta mais alta do naipe de saída.

No caso de um trunfo ter sido baixado, sempre ganha o trunfo. E no caso de haver mais de um trunfo na mesa, ganha sempre o de maior valor.

A mão que vence inicia a jogada seguinte baixando a primeira carta da próxima vaza, e a rodada continua numa sequência de 13 vazas.

Placar de Bridge

O placar do jogo de Bridge é um bloco de notas dividido por uma linha dupla.

abaixo↓ dessa linha são marcados os pontos das vazas contratadas e cumpridas;
acima↑ dessa linha são marcados os pontos por sobrevazas, bônus e slams.

Para terminar uma partida é preciso fazer 100 pontos ↓ abaixo da linha dupla. Porém, terminar uma partida não significa vencer o jogo.

Vence o jogo de Bridge quem soma mais pontos ↑ acima da linha dupla.

Veja um exemplo do placar de Bridge online do Mega:

Jogador 1
Jogador 2
Jogador 3
Jogador 4
SLAM (Small e Grand)
Sub-vaza (punição)
Sobre-vaza (extra)
======================
Contrato cumprido

Pontuação de Bridge

Abaixo↓ da linha dupla
Pontuação por Vazas

As duplas ganham pontos de acordo com a quantidade de vazas e naipe contratados (além das 6 vazas mínimas), de acordo com a tabela abaixo:

Naipe TrunfoPontos por vazaContrato DobradoContrato Redobrado
♣ Paus ou ♦ Ouros204080
♥ Copas ou ♠ Espadas3060120
ST (sem trunfo)40 pontos na ª vaza
30 pontos para as outras vazas
--

É possível alcançar 100 pontos e ganhar uma partida numa única rodada. Basta cumprir os seguintes contratos, por exemplo:

Contrato a cumprirPontos
3 vazas ST(40+30+30) = 100
4 vazas de ♥ Copas ou ♠ Espadas(30+30+30+30) = 120
5 vazas de ♣ Paus ou ♦ Ouros(20+20+20+20+20) = 100

Se o contrato tiver sido dobrado ou redobrado, os pontos abaixo↓ da linha são dobrados ou quadruplicados.

Contrato cumpridoDobradoRedobrado
4 vazas de ♥ Copas ou ♠ Espadas(60+60+60+60) = 240(120+120+120+120) = 480
5 vazas de ♣ Paus ou ♦ Ouros(40+40+40+40+40) = 200(80+80+80+80+80) = 400

A dupla que primeiro consegue 100 pontos abaixo↓ da linha, ganha a partida e entra em situação de vulnerabilidade na próxima e fica sujeita a faturar pontuação maior, bem como a sofrer penalidades maiores.

Placar Parcial

É possível cumprir um contrato pontuando menos de 100 pontos. Nestes casos, o placar será parcial e o resultado será somado aos pontos do próximo contrato cumprido, de forma que uma dupla pode chegar a 100 pontos em mais de uma rodada.

Exemplo 1: Se o primeiro contrato foi "2♥", ao cumpri-lo a dupla ganha 60 pontos abaixo↓ da linha dupla. Se em uma próxima rodada o contrato é "2♦" para essa mesma dupla, ao cumpri-lo ela acumula mais 40 pontos. Somando os dois resultados, a dupla fez, em duas rodadas, todos os 100 pontos necessários, e ganhou uma partida.

acima↑ da linha dupla

Pontuação por Sobrevazas

Sobrevazas não entram na contagem dos 100 pontos. São bônus acima↑ da linha dupla. Ou seja, quando uma dupla faz vazas além do seu contrato, ganha pontos extras:

Naipe TrunfoPontos por vaza extra
♣ Paus ou ♦ Ouros20
♥ Copas ou ♠ Espadas30
ST (sem trunfo)30

Se o contrato foi dobrado ou redobrado, a pontuação depende se dupla está ou não vulnerável, de acordo com a tabela abaixo:

PONTOS POR SOBREVAZADOBRADOREDOBRADO
Vulnerável100200
Não Vulnerável200400

Bônus por "Slams"

- Contratos de 12 vazas, quando cumpridos, dão à dupla vencedora o bônus "Small Slam"↑.

- Contratos de 13 vazas, quando cumpridos, dão à dupla vencedora o bônus "Grand Slam"↑.

O valor do bônus depende da situação da dupla:

SLAM BÔNUSSMALL SLAMGRAND SLAM
Vulnerável5001000
Não Vulnerável7501500

Bônus por "Insultos"

- Quando a dupla cumpre um contrato dobrado, ganha 50 pontos ↑.

- Quando a dupla cumpre um contrato redobrado, ganha 100 pontos ↑.

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