×

Regras do Jogo Belote

Belote Online

Belote

Introdução rápida ao jogo

  • O belote é jogado com um baralho de 32 cartas.

  • O belote é jogado em 4 (2 equipes de 2 jogadores). No MegaJogos, um símbolo de espada aparece na frente do avatar os jogadores da equipe atacante e um escudo para a equipe da defesa

  • Belote é um jogo de cobranças: o jogador que lança a carta mais forte na cor solicitada, ou que cortou com a carta de trunfo mais forte, pega a dobra e pega a mão.

  • Belote é um jogo de contrato: um dos jogadores tem uma cor de ativos de sua escolha; seu lado deve, para cumprir o contrato, obter mais pontos do que o outro lado.

  • O belote é jogado no sentido anti-horário.

Início do jogo

O sistema distribuí a todos três cartas e depois duas. O restante do baralho é colocado na mesa, virando a primeiro carta para torná-la visível.

Em uma primeira rodada, cada jogador pode, em sua vez, escolher a cor do trunfo que corresponde a carta virada na mesa (sabendo que, se for necessário, esta carta retornará), ou passar. O primeiro a falar é o jogador à direita do distribuidor, o último (se ninguém venceu antes) é, portanto, quem distruibui.

Após essa primeira rodada, se ninguém tiver trocado a cor da carta virada, a segunda rodada começa. Desta vez, todos têm a oportunidade de escolher a cor de sua preferência.

Se ninguém levou as cartas nestas duas rodadas, elas são coletadas e redistribuídas.

Se um jogador tiver levado a rodada, o distribuidor deve primeiro devolver a carta do baralho para quem levou, depois distribui para cada um, na ordem, três cartas (duas para quem recebeun a devolução)

Ordem de valor das cartas

Ela difere, dependendo se é cor do trunfo ou outra cor. A ordem normal é a seguinte:

  • As (11 pontos),

  • 10 (10 pontos),

  • Rei (4 pontos),

  • Dama (3 pontos),

  • Valete (2 pontos),

  • 9,

  • 8,

  • 7

No ativo, o valete e o 9 assumem um valor específico.

  • Valete (20 pontos),

  • 9 (14 pontos),

  • As (11 pontos),

  • 10 (10 pontos),

  • Rei (4 pontos),

  • Dama (3 pontos),

  • 8,

  • 7

Jogo de Cartas

O jogador à direita do dealer lança a carta de sua escolha. Cada jogador, por sua vez, desce uma carta da cor solicitada, se puder. Se um jogador não pode, ele deve "cortar" com uma carta da cor do trunfo. Um jogador que não pode descer uma carta, ele não é obrigado a "cortar" quando seu parceiro já é mestre na dobra. Neste caso (e, claro, também no caso de ele não ter um trunfo), ele descarta, isto é, ele joga a carta de sua escolha.

Se uma dobra já foi cortada por um oponente, o jogador que não possui cartas da cor solicitada é obrigado a "cortar" com um ativo mais forte (se ele puder, é claro)

O jogador que jogou a carta mais forte, ou cortou com o ativo mais forte, ganha a rodada e pega a mão.

Belote
O jogador que tem em seu jogo tanto o Rei quanto a Dama, ganha 20 pontos se disser "belote" ao jogar uma dessas cartas pela primeira vez. E "rebelote" ao jogar a segunda (a ordem é indiferente). Essas opções aparecem na tela no MegaJogos. Se o jogador esquece de anunciar Belote e Rebelote, ele não marca os 20 pontos.
Dez de mão
A dupla que ganha a última rodada pontua mais 10 pontos.

Uma dupla deve ganhar mais pontos do que o outro lado para completar o contrato. Nos casos mais frequentes, o número total de pontos somados é de 162 e o objetivo é obter mais de 81 pontos. Mas quando uma pontuação extra é creditada, o total é de 182 e a vitória acontece com 92 pontos ou mais.

Três cenários podem surgir:

  • Se o jogador seguinte a quem recebe ganhar mais da metade dos pontos, cada lado marcará o número de pontos obtidos.

  • Se o jogador seguinte ao recebedor ganhar menos da metade dos pontos, o lado oposto marcará todos os pontos (162 ou 182).

  • Se o jogador seguinte ao recebedor ganhar menos da metade dos pontos, a dupla adversária marca seus pontos (81 ou 91), e os pontos da dupla permanece em jogo para a próxima rodada (eles serão ganhos pelo vencedor da próxima rodada).

Caso especial: o capuz

Se um lado ganha todos os aumentos, ele marca todos os pontos mas não os dez de mão, e ganha mais 100 pontos de bônus. Então ele marca 252 pontos.

Vencendo a partida

O primeiro lado a atingir uma pontuação pré-estabelecida (1000 pontos) vence o jogo.

O Belote do MegaJogos é um belote sem anúncios. Os anúncios complicam o jogo, ao mesmo tempo em que aumentam a parcela de sorte às custas da estratégia

 

 

 

Uma dupla deve ganhar mais pontos do que o outro lado para completar o contrato. Nos casos mais frequentes, o número total de pontos somados é de 162 e o objetivo é obter mais de 81 pontos. Mas quando uma pontuação extra é creditada, o total é de 182 e a vitória acontece com 92 pontos ou mais.

Três cenários podem surgir:

  • Se o jogador seguinte a quem recebe ganhar mais da metade dos pontos, cada lado marcará o número de pontos obtidos.

  • Se o jogador seguinte ao recebedor ganhar menos da metade dos pontos, o lado oposto marcará todos os pontos (162 ou 182).

  • Se o jogador seguinte ao recebedor ganhar menos da metade dos pontos, a dupla adversária marca seus pontos (81 ou 91), e os pontos da dupla permanece em jogo para a próxima rodada (eles serão ganhos pelo vencedor da próxima rodada).

Caso especial: o capuz

Se um lado ganha todos os aumentos, ele marca todos os pontos mas não os dez de mão, e ganha mais 100 pontos de bônus. Então ele marca 252 pontos.

Vencendo a partida

O primeiro lado a atingir uma pontuação pré-estabelecida (1000 pontos) vence o jogo.

O Belote do MegaJogos é um belote sem anúncios. Os anúncios complicam o jogo, ao mesmo tempo em que aumentam a parcela de sorte às custas da estratégia

 

 

 

Aprenda como jogar outros Jogos da França

Amplie seu conhecimento em Jogos de Cartas lendo as regras ilustradas e assistindo aos vídeos dos jogos semelhantes a Belote.

Buraco - Canastra Online
3556

Buraco - Canastra

Tranca Online
2247

Tranca

Truco Online
1259

Truco

Dominó Online
2247

Dominó

Xadrez Online
128

Xadrez

Damas Online
0

Damas