Descrição

O jogo de sinuca brasileira da Megajogos é uma simulação tridimensional de uma das modalidades de bilhar mais difundidas no Brasil. É um jogo para dois jogadores.

  • Jogadores - 2
  • Mesa - Mesa oficial de 6 caçapas
  • Bolas - Uma bola branca ("tacadeira"), 7 bolas sólidas
  • Objetivo - Ganhar o jogo por número de pontos.

O Jogo

Controles do Jogo

Segue uma lista de todos os controles do jogo:

  • Ctrl - Segure para dar uma tacada
  • Shift - Segure para mover o mouse mais lentamente
  • Botão esquerdo do mouse - Na hora de dar a tacada, segure para escolher o ponto da bola onde o taco irá atingir. Na hora de posicionar a bola, segure para arrastá-la.
  • Botão direito do mouse - Ajusta o ângulo do taco com a mesa
  • Roda do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
  • Botão do meio do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
  • F1 - Ativa ou desativa a ajuda
  • F2 - Mostra a sala
  • F3 - Muda o tamanho do chat
  • F5 - Troca para a câmera livre (padrão)
  • F6 - Troca para a câmera superior (vista de cima da mesa)
  • F7 - Troca para as câmeras dos cantos da mesa. Pressione repetidamente para circular entre os diferentes cantos
  • Esc - Abre o menu do jogo

Entenda o que é a bola da vez

As bolas são numeradas na seguinte ordem:

  • Bola número 1: vermelha
  • Bola número 2: amarela
  • Bola número 3: verde
  • Bola número 4: marrom
  • Bola número 5: azul
  • Bola número 6: rosa
  • Bola número 7: preta

A bola da vez é a menor bola que está na mesa.

Exemplos:

Ex1: Na abertura a bola da vez é a bola 1

Ex2: Na mesa estão as seguintes bolas: marrom, azul, rosa, preta.A bola da vez será a menor bola que está na mesa, ou seja,a bola da vez é a bola marrom.

Como funciona a pontuação

Você pontua no jogo encaçapando alguma bola. A pontuação vai depender da bola que você acertar (veja abaixo o valor das bolas):

  • Bola vermelha: 1 ponto
  • Bola amarela: 2 pontos
  • Bola verde: 3 pontos
  • Bola marrom: 4 pontos
  • Bola azul: 5 pontos
  • Bola rosa: 6 pontos
  • Bola preta: 7 pontos

A não ser na abertura, a qualquer momento você pode mirar na bola que quiser e conseguir o ponto respectivo da bola. Na abertura você obrigatoriamente terá que acertar a bola vermelha.

Observações:

  • Encaçapando a numerada em inicio de tacada deverá continuar a tacada na bola da vez.
    • Convertida a da vez poderá jogar, obrigatoriamente no ataque, uma bola numerada livre (sem "castigo"), que quando encaçapada dará o direito opcional de jogar em outra numerada, também obrigatoriamente no ataque e sujeita a "castigo" de 7 pontos, se não convertida.
    • Encaçapando-a(s) terá que novamente jogar a bola da vez, e assim sucessivamente, até o final da partida.
  • Se você encaçapar a bola da vez ela permanecerá na caçapa.
  • Se voce encaçapar uma bola que não for a da vez, ela voltará para uma posição pré-determinada (a mesma que ela aparece na abertura).
  • Encaçapada a bola da vez e jogada em seguida a de valor imediatamente superior, esta será considerada com numerada se encaçapada, ou como da vez se não convertida ou jogada em defesa.

Faltas

Ao cometer uma falta, você passa a vez para o outro jogador, e e esse tem o direito de re-posicionar a bola branca no semi-circulo de reposicionamento.

Os seguintes itens são considerados falta no jogo Sinuca Brasileira:

  • Acertar uma bola que não seja a vermelha na abertura, penalidade: 7 pontos
  • Jogar uma bola para fora da mesa, penalidade: 7 pontos
  • Encaçapar a bola branca, penalidade: 7 pontos
  • Acertar uma bola e encaçapar outra, penalidade perde os pontos da bola que foi acertada primeiro
  • Se a bola da vez não foi encaçapada na última jogada, "E" a bola que você acertou na jogada corrente não for a bola da vez, "E" você não encaçapar esta bola, você perde os pontos da bola mirada

Término da partida

A partida termina com a vitória de um jogador se ele encaçapou todas as bolas ou se há a diferença de pontos conforme abaixo:

  • Há a diferença de 46 pontos entre os oponentes e restam 3 bolas a serem encaçapadas
  • Há a diferença de 27 pontos entre os oponentes e restam 2 bolas a serem encaçapadas
  • Há a diferença de 7 pontos entre os oponentes e resta 1 bola a ser encaçapada

Dando uma tacada

Para dar uma tacada:

  • Mire o taco na direção desejada.
  • Segure a tecla Ctrl do seu teclado. A partir deste momento, o movimento horizontal fica mais lento, e você pode mover o taco para frente e para trás.
  • Ainda segurando Ctrl, puxe o mouse para trás (na sua direção) para afastar o taco da bola, e depois mova-o para frente até ele atingir a bola. Após isso, você pode soltar o Ctrl.
  • A força da tacada será proporcional à velocidade com o qual você move o taco em direção à bola, e não a distância que você moveu o taco anteriormente.

Dicas:

  • É possível ajustar o ângulo do taco para dar a tacada, segurando-se o botão direito do mouse e movendo-o para frente ou para trás. Uma tacada com ângulo baixo (isso é, perto da mesa) é mais precisa,enquanto que uma tacada com ângulo alto (com o taco levantado) pode fazer a bola pular.
  • Segurando-se o botão esquerdo do mouse, você pode ajustar o ponto onde o taco irá atingir a bola branca. Isso é importante para fazer um número de diferentes efeitos. Mas cuidado! Uma tacada muito perto da borda da bola branca fará com que o taco escorregue.

Controles de câmera

O jogo possui 4 modos de câmera, das quais 3 são controladas pelo jogador.

  • A câmera padrão se chama "câmera livre", e pode girar livremente em torno da bola branca. Nesta câmera, movimente o mouse para os lados para se mover em torno da bola, mova-o para perto e para longe para se aproximar e afastar da bola, e segure o botão do meio do mouse (ou gire a roda do mouse) para alterar a inclinação. Esta câmera pode ser acessada pela tecla F5.
  • A câmera superior mostra o jogo do ponto de vista de cima da mesa. Ela é útil para se obter uma visão geral do jogo e planejar a estratégia, mas é imprecisa para tacadas. Ela pode ser acessada pela tecla F6.
  • A câmera dos cantos da mesa mostra o jogo a partir de um dos quatro cantos. Ela é interessante para se acompanhar jogadas perto das caçapas. Pode ser acessada a partir da tecla F7.
  • A câmera das caçapas é ativada automaticamente quando uma bola é encaçapada, e mostra a caçapa onde ela caiu. Pode-se movimentar a visão dentro de uma área restrita quando nesta câmera.
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