Como Jogar Truco Gaudério - Regras do Jogo | MegaJogos
 
MegaJogos - Jogos Online Grátis JOGOS DE TABULEIRO COM  DICAS DE JOGADORES JOGOS DE TABULEIRO COM DICAS DE JOGADORES
 
Regras do Jogo Truco Gaudério

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

* Jogadores - 4.

* Baralhos - um baralho espanhol de 40 cartas, sendo que as cartas 8 e 9 não são utilizadas.

* Distribuição - três cartas para cada jogador.

* Objetivo – Fazer 24 pontos.

Definições

* Envido e Flor - Modos de jogo onde se disputam pontos extras ou uma partida inteira.

* Rodada - uma sequência de 4 jogadas, onde cada jogador joga uma carta.

* Mão - composta de duas a três rodadas, e vale inicialmente 1 ponto.

* Partida - Uma partida vale 24 pontos.

* Truco - proposta inicial para subir o valor da mão (Truco vale 2 pontos, Retruco vale 3 e Vale 4 se disputa 4 pontos ).

* Ordem das cartas (da maior para menor): 1 de espadas, 1 de paus, 7 de espadas, 7 de ouros, Todos os 3, Todos os 2, 1 de copas e 1 de ouros, Todos os 12 (Reis), Todos os 11 (Cavalos), Todos os 10 (Valetes), 7 de paus e 7 de copas, Todos os 6, Todos os 5, Todos os 4

Sinais

* As de espadas: levantar as sobrancelhas

* As de paus: piscar um olho

* 7 de espadas: esticar o canto da boca para a direita

* 7 de ouros: esticar o canto da boca para a esquerda

* Qualquer 3: Morder o lábio inferior

* Qualquer 2: Fazer um “bico”.

* As de copas ou de ouros: abrir a boca

* Envido menor (27, 28 o 29 pontos): inclinar a cabeça para um dos lados

* Envido Maior (30 pontos ou mais): franzir o nariz

* Para as cartas mais baixas se fecham os olhos (significa que se esta CEGO e não te tem nada para jogar).

O Jogo

Após a distribuição das cartas, começa a ser jogada a mão, valendo inicialmente 1 ponto. As mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 24 pontos, terminando assim uma partida. A ordem dos jogadores de cada rodada é horária e a ordem de quem começará a próxima mão é anti horária.

A Mão

A mão pode ter 3 rodadas. O jogador que jogar a carta mais alta vence a rodada, e a dupla que conseguir vencer duas rodadas leva a mão. Em caso de empate em uma das rodadas, a dupla que tiver ganho qualquer rodada anterior ou posterior leva a mão. Se todas as rodadas empatarem, nenhuma das duplas ganha ponto e uma nova mão se inicia.

Truco / Retruco / Vale 4

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir retruco. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 2 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1). Se a dupla adversária pedir retruco, a dupla que pediu o truco deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir vale 4, e assim por diante. Regras gerais: um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 2, 3 e 4. Por exemplo, ele não pode pedir vale 4 se o jogo está valendo o truco nem pedir retruco sem pedir truco antes. Uma dupla não pode pedir truco duas vezes seguidas. Quando uma dupla fugir, a outra dupla leva a mão e o valor atual dela em pontos. Exemplo: a mão está valendo 2 pontos e uma dupla pede retruco - se a dupla adversária fugir, a dupla que pediu retruco ganha 2 pontos (o valor atual damão).

Envido

O envido é uma forma de ganhar pontos, igual que no truco, mas de outro modo. Para ter envido devemos possuir pelo menos duas cartas do mesmo naipe, isto somará 20 pontos adicionais. Se não possuir 2 cartas do mesmo naipe pode ser cantado, só que neste caso não serão somados os 20 pontos adicionais, reduzindo assim as possibilidades de ganhar. Depois serão somados os valores dessas cartas do mesmo naipe, aquele que tiver a maior pontuação será o ganhador desta modalidade.

Há formas de ampliar o envido para quando temos pontuação alta:

Real Envido (Se adicionam 3 pontos) e Falta Envido (Se adicionam os pontos que faltam para finalizar a partida).

Do 1 ao 7: o valor que indicam. Do 10 ao 12: 0 pontos.

Flor

A FLOR pode ser 'cantada' por qualquer jogador que possua 3 cartas do mesmo naipe e desde que ainda não tenha jogado nenhuma carta na mesa, ela vale inicialmente 3 pontos. Ela tem o poder de cancelar o ENVIDO, e quando se está jogando A FLOR não se pode pedir TRUCO, e assim a rodada termina. A FLOR só pode ser aumentada se o oponente ou parceiro também possuir uma FLOR. Funciona da seguinte maneira: Um dos jogadores 'canta' FLOR, e ela vale 3 pontos, caso o seu parceiro também tiver uma FLOR ele pode aumentar o valor da FLOR atual para 6 pontos. Caso algum adversário tiver uma FLOR ele terá 3 opções:

-> QUIERO : o valor da FLOR aumenta para 9, caso ambos os adversários escolham QUIERO, o valor da FLOR aumenta para 12.

-> CONTRAFLOR: dobra a pontuação atual do FLOR, neste caso apareçe pros adversários de quem 'cantou' CONTRAFLOR a opção de CONTRA FLOR E O RESTO, que se disputa os pontos restantes para terminar uma pardida. Neste momento os adversários de quem 'cantou' CONTRA FLOR E O RESTO só podem escolher QUIERO ou ME ACHICO

-> ME ACHICO: Caso ambos tenham decidido pela opção ME ACHICO em qualquer momento do FLOR, ganham os pontos a dupla que 'cantou' pela ultima vez.

Critério de desempate do Envido e da Flor

Caso haja empate de pontos entre oponentes no envido/flor, ganha a dupla que contém o jogador que começou a rodada.

Confira também:


Deixe seu comentário sobre Regras do Jogo Truco Gaudério