Truco Online | MegaJogos

Jogue Truco Online no MegaJogos e divirta-se em um dos carteados mais populares no Brasil. Também é conhecido como Truco Paulista.

Técnica, tática e um pouquinho de psicologia, para identificar as artimanhas dos outros jogadores, vão ajudar você na disputa pelos pontos. Rapidinho você também vai usar os truques e deixar sua rodada ainda mais dinâmica e animada!

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O jogo

Jogando Truco Online no MegaJogos O objetivo principal do jogo é fazer 12 pontos antes dos seus adversários.

Os pontos são disputados em mãos que são divididas em 3 rodadas ("melhor de três"), onde começa valendo 1 ponto, sendo possível aos jogadores aumentarem para 3, 6, 9 e 12 pontos, nessa ordem.

Em cada disputa, uma carta é virada na mesa (vira) definindo quais serão as cartas mais altas (manilhas) naquela mão.

Definições

Partida
Jogo valendo pontos obtidas nas "mãos"
Mão
fração da partida que vale 1 ponto (tento) e pode ter seu valor aumentado para 3, 6, 9 e 12; as mãos são disputadas no modo "melhor de 3 rodadas"
Rodada
fração da mão, é nas rodadas que os jogadores mostram uma carta
Vira
carta que é virada para definir as 4 manilhas da mão
Manilhas
as quatro maiores cartas do jogo, são decisivas e não podem ser empatadas
Zap, Gato ou Zorro
a maior carta do jogo e seu naipe sempre será Paus; também chamado "7 de paus"
Copa, Copilha ou Copeta
segunda maior e seu naipe sempre será Copas; também chamado "7 de copas"
Espada ou Espadilha
terceira maior e seu naipe sempre será Espadas; também chamado "7 de espadas"
Ouros, Pica-Fumo, Bebinho ou Mole
quarta maior e seu naipe sempre será Ouros; também chamado "7 de ouros"
Truco, Três Tento
proposta inicial para subir o valor da mão para 3 pontos
Seis, Meio-Pau, Meia-Vara, Meio-Saco
proposta para subir o valor da mão para 6 pontos
Nove, Nove Tento
proposta para subir o valor da mão para 9 pontos
Doze ou Queda
proposta para subir o valor da mão para 12 pontos
Empatar, Embuchar, Cangar, Melar
quando, numa determinada rodada, a maior carta de cada dupla é do mesmo valor (exceto manilhas)
Carta coberta (esconder)
carta que não vale nada, é jogada com a face para baixo; opção disponível somente na 2ª ou na 3ª rodada
Mão-de-Onze
quando uma dupla faz 11 pontos na partida
Mão-de-Ferro (Escura)
quando as duas duplas fazem 11 pontos na partida

Vídeos

Para conhecer melhor o visual do jogo e aprender como jogar no Mega, assista aos nossos vídeos demonstrando como trucar, pedir seis, jogar as cartas na mesa, escondê-las, passar sinais para seu companheiro e demais ações.

O aparelho utilizado nos vídeos é um smartphone Android, porém, a jogabilidade permanece a mesma nos dispositivos que rodam o iOS, como por exemplo, iPhone, iPad e iPod Touch.

Sinais

Sinais do Truco Online MegaJogos Os quatro sinais faciais disponíveis no MegaJogos são sempre os mesmos, mas a relação entre o sinal com as manilhas muda a cada rodada. Ou seja, mostrar a língua pode significar que você tem o zap numa rodada e, na próxima, pode significar uma espadilha.

Siga sempre o gráfico que aparece no canto inferior direito na aplicação para Windows, Mac, Linux e no canto inferior esquerdo no iOS, Android e Facebook.

Todos os jogadores vêem os sinais que são trocados pelas duplas, mas só os parceiros sabem o que cada um representa. Estes podem ser enviados a qualquer momento do jogo, portanto, sinalize suas jogadas à vontade!

História do Truco

Partida Truco Inglês, Francês e Espanhol A origem do jogo é incerta, mas acredita-se que tenha nascido na Inglaterra do século XVII e caiu em desuso durante muitas décadas. Ressurgiu na França como 'Truc', que significa 'truque' em francês, e se espalhou também na Espanha, onde recebeu o nome 'truco', de mesmo significado. Outras palavras presentes no jogo, como 'manilha' (de origem espanhola), 'zape' (italiana) e 'espadilha' (portuguesa) contribuem para esta incerteza.

Anos mais tarde, o carteado chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e os imigrantes italianos e espanhóis que, durante o Ciclo do Ouro, fervilhavam nas cidades de Minas Gerais, e se tornou a atividade de lazer favorita dos tropeiros à época.

Alguns estudiosos especulam que já se jogava na Bahia, muito antes da imigração européia. A jogatina teria sido trazido pelos primeiros degredados. Ainda outra versão indica que teria sido trazido pela corte de D. João VI.
Origem do Truco no Brasil
Fato é que, foi tão bem recebido pelos brasileiros que, através dos tempos, mantém-se um dos passatempos mais populares no País, e ganhou modalidades regionais, como o Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério. O Gaudério, também conhecido como Truco Cego ou Gaúcho, utiliza um baralho espanhol, bastante popular na Argentina e na região sul do Brasil - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Reconhecido por seu dom de aproximar pessoas, você pode se divertir jogando online aqui no MegaJogos e ainda fazer novos amigos!

Esporte e Lazer!

8 Federações de Truco no Brasil Em São Paulo, a Federação Paulista de Truco (FPT) representa cerca de 4 milhões de truqueiros e no Brasil esse número ultrapassa os 20 milhões de jogadores. O amor é tanto que o jogo entrou para o calendário oficial do Estado: todo segundo domingo do mês de Julho comemora-se o Dia do Truco (Lei nº 5.285 de 08 de setembro de 1986).

Existem 8 Federações em todo o Brasil: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e Brasília.

Escolha o melhor Truco Online

Regras Paulista Mineiro Gaudério
Número de jogadores 4 (em duplas) 4 (em duplas) 4 (em duplas)
Tipo de baralho Tradicional de 52 cartas Tradicional de 52 cartas Espanhol de 40 cartas
Cartas excluídas Coringas, 8, 9 e 10 de todos os naipes Coringas, 8, 9 e 10 de todos os naipes Coringas, 8, 9 de todos os naipes
Distribuição das Cartas 3 para cada jogador 3 para cada jogador 3 para cada jogador
Objetivo 12 pontos 12 pontos 24 pontos
Mão 2 a 3 rodadas = 1 ponto 2 a 3 rodadas = 2 pontos 2 a 3 rodadas = 1 ponto
Aumento da pontuação da mão 3, 6, 9, 12 4, 6, 10, 12
Truco =
2 pontos
Retruco =
3 pontos
Vale 4 =
4 pontos
Vira A carta que é virada para definir as manilhas da mão --- ---
Manilhas Todas as cartas um ponto acima da 'vira', segue exemplo:

Vira: rei de ouros
Manilhas: (maior → menor)
  1. Ás de paus
  2. Ás de copas
  3. Ás de espadas
  4. Ás de ouros
Fixas: (maior → menor)
  1. 4 de paus
  2. 7 de copas
  3. Ás de espadas
  4. 7 de ouros
Fixas: (maior → menor)
  1. Ás de espadas
  2. Ás de paus
  3. 7 de espadas
  4. 7 de ouros
Ordem dos naipes das manilhas (maior → menor)
  1. Paus
  2. Copas
  3. Espadas
  4. Ouros
--- ---
Ordem das cartas (maior → menor)
  1. Manilhas
  2. 3
  3. 2
  4. A
  5. K
  6. Q
  7. J
  8. 7
  9. 6
  10. 5
  11. 4
(maior → menor)
  1. Manilhas
  2. 3
  3. 2
  4. A
  5. K
  6. Q
  7. J
  8. 7
  9. 6
  10. 5
  11. 4
(maior → menor)
  1. Manilhas
  2. 3
  3. 2
  4. 1 de copas
  5. 1 de ouros
  6. 12 (Reis)
  7. 11 (Cavalos)
  8. 10 (Valetes)
  9. 7 de paus e 7 de copas
  10. 6
  11. 5
  12. 4
Carta coberta (esconder) Não vale nada Não vale nada ---
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