Como Jogar Tranca - Regras do Jogo | MegaJogos
 
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Regras do Jogo Tranca

O jogo é jogado com 4 participantes formando duas duplas situadas em posições alternadas.

  • Jogadores - 4.
  • Baralhos - dois de 52 cartas.
  • Distribuição - onze cartas para cada participante e dois mortos de 11 cartas.
  • Objetivo - Fazer mais pontos.

Definições

  • Jogo - três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe ou ordenadas com o mesmo valor (lavadeira). Ex.: 4,5 e 6 de Paus; 9 de paus, 9 de ouros e nove de espadas; 10, Valete e Dama de Copas. O Ás vale acima do Rei. número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
  • Curingas - Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois; cinco,cinco e dois.
  • Três Preto (Tranca) - Não pode ser usado para fazer um jogo. Quando baixado na lixeira, tranca a mesma, não podendo o próximo jogador comprar a lixeira.
  • Três Vermelho - Deve ser baixado sozinho na mesa e vale 100 pts caso o jogador ou dupla tenham feito pelo menos uma canastra ou menos 100 pts caso não tenham feito canastra.
  • Batida - é acabar as cartas da mão.
  • Morto - No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.
  • Batida Direta e Batida Indireta Batida - direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
  • Canastra - Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem dois tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga), "Suja" (com curinga) .

O Jogo

O mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações que pode fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que alguém termine a partida. Após cada compra, o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira, no caso de não estar trancada com um três preto. Para comprar a lixeira, o jogador obrigatoriamente terá que justificar a compra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa, ou juntando com duas cartas (ou mais) da mão e baixando como um novo jogo. O jogador que bater com as onze cartas iniciais pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla (ou o outro jogador) não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se tiver baixado três vermelho e tiver canastra, soma-se 100 pts para cada três, e se não tiver canastra, deduz-se 100 pts para cada três vermelho baixado.

Ao término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz-se os valores das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, soma-se mais 100 pontos da batida e, caso o outro jogador ou dupla não tenha pego o morto, diminui-se 100 pontos como penalidade.

Detalhe: Se um jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como se não tivesse sido comprado.

Valor em pontos

  • Batida = 100 pontos.
  • Todas as cartas = 10 pontos.
  • Canastra Limpa = + 200 pontos.
  • Canastra Suja = + 100 pontos.
  • Três vermelho baixado, tendo canastra = +100 pontos.
  • Três vermelho baixado, não tendo canastra = - 100 pontos (negativos).
  • Por não pegar o morto = -100 pontos (negativos).

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