Como Jogar Sinuca Bola 8 3D - Regras do Jogo | MegaJogos
 
MegaJogos - Jogos Online Grátis JOGOS CASUAIS E  TORNEIOS DIÁRIOS JOGOS CASUAIS E TORNEIOS DIÁRIOS
 
Regras do Jogo Sinuca-3D

O jogo de "Bola Oito" da Megajogos é uma simulação tridimensional da modalidade de bilhar mais difundida no Brasil, a Bola Oito. É um jogo para dois jogadores, criado para ser o mais realista e divertido possível.

  • Jogadores - 2
  • Mesa - Mesa oficial de 6 caçapas
  • Bolas - Uma bola branca ("tacadeira"), 7 bolas sólidas, 7 bolas listradas, e uma bola preta.
  • Objetivo - Encaçapar a Bola Oito após encaçapar todas as bolas do seu grupo

Controles do Jogo

Segue uma lista de todos os controles do jogo:
  • Ctrl - Segure para dar uma tacada
  • Shift - Segure para mover o mouse mais lentamente
  • Botão esquerdo do mouse - Na hora de dar a tacada, segure para escolher o ponto da bola onde o taco irá atingir. Na hora de posicionar a bola, segure para arrastá-la.
  • Botão direito do mouse - Ajusta o ângulo do taco com a mesa
  • Roda do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
  • Botão do meio do mouse - Ajusta o ângulo da câmera livre
  • F1 - Ativa ou desativa a ajuda
  • F2 - Mostra a sala
  • F3 - Muda o tamanho do chat
  • F5 - Troca para a câmera livre (padrão)
  • F6 - Troca para a câmera superior (vista de cima da mesa)
  • F7 - Troca para as câmeras dos cantos da mesa. Pressione repetidamente para circular entre os diferentes cantos
  • Esc - Abre o menu do jogo

Grupos de bolas

Existem dois grupos de bolas no jogo de bola oito: as bolas "lisas", também conhecidas como bolas"sólidas" ou "menores", são as bolas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7; e as bolas "listradas", também conhecidascomo "maiores", que são as bolas 9, 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

No começo do jogo, os grupos não estão definidos. Diz-se então que o jogo está "aberto". O primeiro jogador que legalmente encaçapar uma bola de um grupo, sem ao mesmo tempo encaçapar uma bola do outro grupo, define o grupo da bola encaçapada para si. Por exemplo, se você encaçapar a bola 3 no começo do jogo, você ficará com o grupo das bolas lisas, e o adversário com as bolas listradas.

 

O seu grupo e o do oponente são mostrados na barra superior do jogo, ao lado dos avatares. As bolas vão se tornando transparentes a medida em que são encaçapadas.

Dando uma tacada

Para dar uma tacada:

  1. mire o taco na direção desejada.
  2. segure a tecla Ctrl do seu teclado. A partir deste momento, o movimento horizontal fica mais lento, e você pode mover o taco para frente e para trás.
  3. Ainda segurando Ctrl, puxe o mouse para trás (na sua direção) para afastar o taco da bola, e depois mova-o para frente até ele atingir a bola. Após isso, você pode soltar o Ctrl.
A força da tacada será proporcional à velocidade com o qual você move o taco em direção à bola, e NÃO à distância que você moveu o taco anteriormente. Dicas:

É possível ajustar o ângulo do taco para dar a tacada, segurando-se o botão direito do mouse e movendo-o para frente ou para trás. Uma tacada com ângulo baixo (isso é, perto da mesa) é mais precisa,enquanto que uma tacada com ângulo alto (com o taco levantado) pode fazer a bola pular.

Segurando-se o botão esquerdo do mouse, você pode ajustar o ponto onde o taco irá atingir a bola branca. Isso é importante para fazer um número de diferentes efeitos. Mas cuidado! Uma tacada muito perto da borda da bola branca fará com que o taco escorregue.

Abertura

No começo do jogo, um dos dois jogadores é escolhido aleatoriamente para realizar a tacada de abertura.Na tacada de abertura, dê uma tacada forte - se necessário, aumente a sensibilidade do mouse nas opções. Pelo menos quatro bolas devem tocar nas tabelas após a abertura, OU pelo menos uma bola deve ser encaçapada. Caso isso não aconteça, a abertura é falta e o outro jogador irá refazer a abertura (quando isso acontece, as bolas são reposicionadas para uma nova tacada). Encaçapar a bola branca ou a bola preta na abertura também caracteriza falta. Caso você encaçape uma ou mais bolas de um mesmo tipo (todas lisas ou todas listradas) na abertura, essas bolas são definidas como sendo do seu grupo.

Faltas

Ao cometer uma falta, você passa a vez para o outro jogador, e esse tem o direito de re-posicionar a bola branca (em qualquer lugar se os grupos estiverem definidos, ou só na área superior se não estiverem).

Os seguintes itens são considerados falta no jogo de Bola Oito:

  • Acertar uma bola adversária antes de acertar uma bola sua com a bola branca (somente se os grupos estiverem definidos);
  • Acertar a bola preta antes de outra bola, a não ser que você possa legalmente encaçapá-la;
  • Na abertura, não fazer nem quatro bolas tocar nas tabelas (incluindo a bola branca), nem uma bola ser encaçapada;
  • Jogar uma bola para fora da mesa;
  • Encaçapar a bola branca;
  • Encaçapar uma bola adversária;
  • Com o jogo aberto, após dada a tacada, nenhuma bola bater em nenhuma tabela, e nem ser encaçapada.

Término da partida

A partida termina com a vitória de um jogador se ele encaçapa a bola preta legalmente, ou seja, após ter encaçapado todas as suas bolas anteriores. Não é legal encaçapar a bola preta juntamente com quaisquer bolas restantes, na mesma tacada.

O jogo também pode terminar se um jogador fizer uma jogada que faça com que ele perca imediatamente. Estas jogadas são:

  • Encaçapar a bola preta;
  • Jogar a bola preta para fora da mesa;
  • Cometer uma falta na mesma tacada na qual a bola preta é encaçapada.

Controles de câmera

O jogo possui 4 modos de câmera, das quais 3 são controladas pelo jogador.

A câmera padrão se chama "câmera livre", e pode girar livremente em torno da bola branca. Nesta câmera, movimente o mouse para os lados para se mover em torno da bola, mova-o para perto e para longe para se aproximar e afastar da bola, e segure o botão do meio do mouse (ou gire a roda do mouse) para alterar a inclinação. Esta câmera pode ser acessada pela tecla F5.

A câmera superior mostra o jogo do ponto de vista de cima da mesa. Ela é útil para se obter uma visão geral do jogo e planejar a estratégia, mas é imprecisa para tacadas. Ela pode ser acessada pela tecla F6.

A câmera dos cantos da mesa mostra o jogo a partir de um dos quatro cantos. Ela é interessante para se acompanhar jogadas perto das caçapas. Pode ser acessada a partir da tecla F7.

A câmera das caçapas é ativada automaticamente quando uma bola é encaçapada, e mostra a caçapa onde ela caiu. Pode-se movimentar a visão dentro de uma área restrita quando nesta câmera.

Confira também:


Conquistas e Ranking

Este jogo possui conquistas e ranking.

 Clique aqui para conferir todas conquistas e quais você já conquistou!
 Clique aqui para visualizar o ranking do jogo.

Deixe seu comentário sobre Regras do Jogo Sinuca-3D