O Jogo

No Mexe Mexe o objetivo é bater primeiro. Você só compra do monte quando não tem jogo para baixar nem cartas para acrescentar aos jogos que já estão na mesa. Neste carteado a mesa é propriedade de todos. Você pode baixar jogo pronto ou interferir nos jogos da mesa e, até mesmo, desfazer jogos da mesa para formar novas sequências e trincas, desde que todos os jogos na mesa permaneçam válidos.

 

Regras Gerais:

O sistema distribui 11 cartas para cada um dos 4 jogadores e, com o resto, forma o monte.

O mão verifica os jogos que pode baixar - sequências e trincas - e dá início à mesa.

Caso não tenha jogo nenhum na mão, deve comprar uma carta do monte e aguardar até a próxima vez para baixar suas cartas, passando a vez ao próximo jogador, em sentido horário.

O próximo da vez faz o mesmo que o mão, e assim sucessivamente, até um jogador bater e vencer a partida.

Se, durante a partida, o monte acabar, o jogo também termina e o vencedor é quem tiver menos pontos na mão.

No Mexe Mexe, os jogos na mesa são de propriedade de todos. Ou seja, o jogador da vez pode movimentar livremente as cartas da mesa para formar novos jogos válidos, desde que adicione à mesa ao menos 1 carta da sua mão.

À sua vez, cada jogador pode baixar ou manipular a mesa o maior número de cartas e/ou jogos, de forma a tentar livrar-se do maior número de cartas na mão.

A jogada só é válida se, após todas as movimentações feitas pelo jogador, restarem apenas jogos válidos na mesa (sequências e trincas devem permanecer com, no mínimo, 3 cartas).

Nenhuma carta da mesa pode voltar para a mão ou para o monte de compras.,O jogador que não baixar nenhuma carta ou jogo deverá comprar uma carta do monte e aguardar sua próxima vez para jogar.

No jogo de Mexe Mexe não existe descarte.

Se após mexer na mesa, um jogador não realizar nenhuma jogada válida dentro do tempo limite, toda sua movimentação será automaticamente desfeita: as sequências ou trincas voltarão ao estado em que estavam, as cartas baixadas voltarão para sua mão. Uma carta do monte lhe é dada e ele tem que aguardar até a próxima vez para jogar.

 

Como jogar

Mexa-se e aprenda a jogar Mexe Mexe com o MegaJogos. É fácil e mega divertido. Para começar, é importante compreender 3 movimentações bem específicas desse jogo:

1. No Mexe Mexe vale mexer em qualquer jogo da mesa desde que você baixe, no mínimo, uma carta da sua mão. Ou seja, você pode dividir qualquer sequência e trinca da mesa para formar novas sequências e trincas. Por exemplo:

2. Você só compra do monte quando não tem carta para baixar. Mas neste caso, ao comprar do monte, tem que esperar até sua próxima vez para jogar.

3. Você pode baixar cartas na mesa e voltar cartas para sua mão, caso desista de alguma jogada ou não consiga fechar novos jogos. Mas não é permitido subir cartas que já estavam na mesa anteriormente.

4. As trincas do Mexe Mexe poderão repetir o naipe, mesmo formadas por apenas 3 cartas.

 

Pontuação

TABELA DE PONTOS
CARTAPONTOS
Às (A)15
J, Q, K10 cada
2 a 10O valor de cada carta, por exemplo:
2 = 2 pontos
3 = 3 pontos
9 = 9 pontos

A pontuação do jogo é calculada a partir de quem teve o pior resultado na partida, ou seja, quem ficou com o maior número de pontos na mão.

Determinados os pontos do maior perdedor, deduz-se deste número o que restou na mão de cada oponente para chegar à pontuação de cada um.

No Mexe Mexe não há critério de desempate.

Você Sabia?

Jogar Mexe Mexe é um excelente exercício para estimular uma visão mais ampla das situações e treinar sua percepção espacial, uma vez que para se dar bem no jogo, e bater antes dos oponentes, você tem que usar todo seu raciocínio lógico e estratégico para enxergar as várias possibilidades de combinações dos jogos na mesa com as cartas na sua mão.

Deixe seu comentário sobre Regras do Jogo Mexe Mexe