Regras do Jogo Gamão

Gamão Online

Descrição:

O jogo de gamão é um tradicional jogo de corrida, onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.

Para jogar Gamão, são nesessários 2 participantes, um tabuleiro com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes. Cada jogador é representado por uma cor, branca ou preta, e possui 15 peças, como também controla 2 dados de 6 faces para realizar suas jogadas.

  • Jogadores - 2
  • Peças - 15 pretas, 15 brancas
  • Tabuleiro - 24 casas de cores intercaladas agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes
  • Objetivo: Retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.

O jogo

Definiçao do primeiro jogador

Antes de iniciar a movimentação das peças é preciso definir o primeiro jogador a efetuar uma jogada. Para definir o primeiro jogador, cada um dos jogadores deve lançar 1 dos seus dados. Aquele que obtiver o maior valor, será o primeiro a jogar. Quando os dados saem com os valores iguais (dobrados) cada jogador deve lançar novamente o dado. O valor dos dados para efetuar a primeira jogada é igual ao valor dos dados lançados para definir o primeiro a jogar.

Exemplo: Jogador A lança um dado e obtem o valor 5; jogador B lança um dado e obtém o valor 5 também (os valores foram dobrados); jogador A lança novamente um dado e obtem agora o valor 4; jogador B lança um dado e obtem o valor 6; jogador B sera o primeiro a jogar com os valores dos dados 4 (valor do dado do jogador A) e 6 (valor do dado do jogador B).

Movimentação das peças

Após a etapa de definição do primeiro jogador, cada jogador, na sua respectiva vez, deve lançar seus 2 dados e efetuar obrigatoriamente a movimentação das suas peças de acordo com os valores dos dados.

Cada jogador sempre movimenta as peças em um único sentido, um no sentido horário, e o outro no sentido anti-horário.

Se o jogador atual não conseguir efetuar jogadas legais com os valores obtidos nos dados, este passará a vez.

A casa de destino de uma peça nunca pode ser uma que já tenha 2 ou mais peças do adversário. Se a casa de destino tiver somente 1 peça adversária, esta é capturada, sai do tabuleiro e vai para a “barra”.
Quando um jogador tem uma ou mais peças capturadas, ele só pode fazer movimentos de resgate, ou seja, movimentos que tirem suas peças capturadas da barra e a coloque em uma casa, sempre obedecendo a regra que diz que a casa de destino não pode conter mais de 1 peça adversária.

Se um jogador obter nos seus 2 dados valores iguais, terá o direito de fazer 4 jogadas com os valores dos dados em vez das 2 jogadas habituais.

Retirada das peças

Um jogador só pode iniciar a retirada das peças quando todas elas estiverem no quadrante inferior (também chamado de seção interna). Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados o valor equivalente ao número de casas restantes. Caso obtenha nos dados um valor maior que o necessário pelas peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças. Exemplo: se as peças mais longes necessitariam de um 4 para serem retiradas e o jogador tira um 6, ele pode retirar qualquer dessas peças do tabuleiro.

Vencedor

É o vencedor aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.

Deixe seu comentário sobre Regras do Jogo Gamão